A Igreja Assembléia de Deus, completa 73 anos em Tutóia; conheça um pouco da história! - Blog LEANDRO ROCHA

Blog LEANDRO ROCHA

VERDADE SEM MANIPULAÇÃO.

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 29 de agosto de 2020

A Igreja Assembléia de Deus, completa 73 anos em Tutóia; conheça um pouco da história!


 Em 30 de agosto de 1947, foi realizado o primeiro batismo em aguas naAssembleia de Deus em Tutoia, constituindo de fato a sua fundação. Os primeiros membros Batizados foram: 

Waldemar Demétrio Ribeiro, 

Antônia Loiola da Costa,

Antônio Ribeiro de Sousa, 

Zulmira Pereira da Silva,

Raimunda Nonata da Silva,

Manoel Feitosa da Costa

Raimundo Nonato de Sousa

Maria Porto da Costa

Raimundo Costa da Silva

Maria Louza da Silva

Domingos Paz de Oliveira

Elias Figueira dos Santos

Maria Rita de Oliveira

Maria Madalena Cardoso

dos Santos



O evangelho já vinha sendo pregado nesta cidade desde 1945, pois já havia poucos crentes congregados, sob os cuidados de dirigentes e pastores evangelistas enviados da igreja mãe em Rio Novo, a atual cidade de Paulino Neves, tais como Pr. Messias Alves dos Santos, Pr. Jose Reinaldo e Boaventura Pereira de Sousa, mas somente em 30 de agosto de 1947 foi registrado o primeiro Batismo em aguas, que oficializa a data de fundação com os primeiros membroForam 30 anos de história como congregação do Campo de Paulino Neves, foisomente em 18 de janeiro de 1973, que a CEADEMA-Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão, reconheceu a AD em Tutóia, como campoPastoral independente, enviando o seu primeiro pastor presidente, o reverendo Pr. Anselmo Cardoso de Carvalho, que iniciou o trabalho organizando a igreja como campo, e como marco de sua estadia na cidade contruiu o 1º templo, pois permaceu neste campo até 11 de novembro 1976, foram 4 anos de muitas conquistas, nesta mesma data a convenção enviou o Pr. Antonio Camilo dos Santos, que por graça de Deus esteve pouco tempo com esta igreja, permaneceu somente o periodo de um ano, porem a igreja seguiu seus passos firmes. Em 23 de novembro de 1977 Deus enviou o Pr. Jose Machado de Farias, que continuou fazendo a obra neste campo até 19 de agosto de 1980, concluindo 4 anos de trabalhos pastorais. 

Para iniciar a nova decada de trabalhos, recebemos o Pr. Antonio Gomes da Silva, que trabalhou até 05 de novembro de 1983, em seguida vei o Pr. João Batista da Silva permanecendo no campo ao dia 14 de outubro de 1986. Para substitui-lo veio o Pr. Damião Gomes Costa, em sua gestão a igreja ampliou seu patimonio, adiquiriu um novo terreno e inicou a construção do 2º templo Sede, porem, em 28 de novembro foi permutado com o Pr. Antonio Francisco, que por sua vez concluiu a contrução do templo, iniciou a fundação de congregações nos diversos bairros e povoados do Municipio, erguendo templos e ganhando almas para Cristo, o trabalho cresceu, o mesmo permaneceu nesta obra por 7 anos. Para da continuidade ao trabalho foi em 12 de dezembro de 1994 que chegou o Pr Fernando Batista Vieria, com o favor de Deus continuou ampliando está obra, quando em 25 de novenbro de 2000 foi tranferido com o Pr. Raimundo Nonato da Silva, que em longevidade de dias, jamais se deixou abater, porem, cumpriu sua missão como eximio pregador, ao realizar seu prestimoso trabalho, jubilou-se neste campo no dia 19 de setembro de 2006, sendo substituido pelo então Pr. Jerniel Abreu de Carvalho.

O Pr. Jerniel iniciou uma jornada de lutas intensas, iniciou a construção o 3º templo central, construiu a casa pastoral, fundou congregações e ergueu varias outras contruções nas mais deversas localidades do campo, permaneceu presidindo este campo por uma decada, o mesmo ao desmembrar o campo de Porto de Areia em 17 de dezembro de 2015, assumiu a presidencia do novo campo, sendo substituido pelo o então Pr. Abraão Vieira de Carvalho na AD Tutóia, que por permição de Deus permaneceu pouco menos de um ano. Em 16 de agosto de 2016 o Pr. Decir Sousa Lima assumiu a presidencia do campo, Acompanhado dos pastores auxiliares, Pr. Abraão de Oliveira Sousa e Pr. Melki Teixeira Lima, estes continuam militando para o crescimento da obra de Deus nesta cidade até os dias de hoje. A seara de Cristo nesta cidade floreceu alcançandos mais longincos povoados deste municipio, Como fruto da semente lançada, hoje no municipio de Tutóia somamos 4 Campos pastorais independentes, Campo de Tutóia, Campo Barro Duro, Campo Santana dos Carvalhos e Campo Porto de Áreia. Somos mais de 6822 assembleianos neste municipio aos pés de Cristo. Podemos dizer Até aqui nos ajudou o Senhor....Gloria a Deus!








(Fontes|Arquivos da IADETU, CEADEMA, SEPAL e IBGE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here