Clínica FisioVida: Rótulos, Caminho para alimentacão saudável - Blog LEANDRO ROCHA

Blog LEANDRO ROCHA

VERDADE SEM MANIPULAÇÃO.

Super sorteio Funeral Prev 2020

Super sorteio Funeral Prev 2020
Tutoia Maranhão

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Clínica FisioVida: Rótulos, Caminho para alimentacão saudável

A rotulagem de alimentos facilita a escolha dos produtos mais adequados e ajuda a manter uma alimentação saudável e prevenir problemas futuros!

É pelo rótulo que descobrimos se um alimento tem excesso de gordura, açúcar e sódio. A rotulagem de alimentos é fundamental para ajudar as pessoas a fazerem a melhor escolha. No caso dos alimentos industrializados, é através do rótulo que o consumidor identifica o que irá consumir. Em geral, os alimentos ultraprocessados possuem um número elevado de ingredientes e, sobretudo, ingredientes com nomes pouco familiares e não usados em preparações culinárias, como gordura vegetal hidrogenada, espessante, aromatizante, etc.

Pesquisas sobre marketing e publicidade também evidenciam a importância do rótulo como instrumento de propaganda.  É necessário empacotar de forma atrativa o que se quer vender e, para que as pessoas queiram comprar, muitas vezes os nutrientes críticos são camuflados atrás de nomes incompreensíveis para o público leigo.

Informações em destaque na embalagem:
Sabendo que o rótulo também é uma ferramenta de marketing, alerta-se para que o consumidor esteja atento à informações em destaque na embalagem, como “zero açúcar”, “livre de gorduras trans”, “natural”, “caseiro”, “igual ao da vovó”, pois isso não significa que o produto é saudável.

Para confirmar se um produto não provoca males à saúde, é preciso verificar a presença de nutrientes críticos como sal, açúcar e gorduras em quantidades excessivas. Na hora das compras, o mais indicado é optar por produtos in natura e minimamente processados. Devemos descascar mais e desembalar menos, como ensina o Guia alimentar para a população brasileira.

Como os rótulos podem ajudar a ter uma alimentação saudável?
Pela lista de ingredientes, se aparecer açúcar, sal ou gordura como primeiros da lista é um sinal de alerta, pois significa que o produto tem mais desses ingredientes do que qualquer outro componente.

Biscoitos recheados e bebidas lácteas geralmente possuem alta quantidade de açúcar e gordura. No entanto, as embalagens destacam informações como “fonte de vitaminas e minerais e/ou antioxidantes”. Fique atento!

Rebeca Ramos
NUTRICIONISTA
CRN 14957

#Rótulos #Alimentação #Saudável #Nutricionista #ClínicaFisioVida

📲 (98) 98844-1623

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here