TUTÓIA-MA: A cultura Tutoiense está em declínio; População teme falacência da mesma. - Blog LEANDRO ROCHA

Blog LEANDRO ROCHA

VERDADE SEM MANIPULAÇÃO.

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 25 de junho de 2018

TUTÓIA-MA: A cultura Tutoiense está em declínio; População teme falacência da mesma.


                Foto: Antônio Amaral

Após divulgação da programação das festas  juninas que será realizada pela Prefeitura Municipal de Tutóia , muitas críticas foram observadas, considerando a falta de incentivo para com a cultura em nossa cidade. Umas das críticas é a mudança na data do evento, ou seja , fora de época, desconsiderando assim a tradição, além do pouco investimento .

Ao longo dos anos,  vemos a cultura  se degradando e sendo esquecida. Isso e fato!
Assim como em 2017 e agora 2018, não  houve por parte do atual Prefeito, Romildo Damasceno , uma demonstração de resgate  à cultura , sendo que em campanha, o mesmo prometeu valorizar e investir na área.  

Esse ano de 2018 , os repasses aos grupos de danças e ao tradicional Boi Bumbá, teve queda significativa, muitos deles , não vão participar das festas juninas desse ano por falta de incentivo . Afinal , eles precisam de recursos, para que seja elaborado uma logística , considerando o figurino, além de várias outras necessidades. Observa-se , a diminuição na quantidade de dança , não se realiza projetos de valorização, infelizmente , a vontade de manter a tradição cultural é mínima, não há zelo.

Os grupos folclóricos , estão fazendo o que podem para manter e não deixar morrer essa cultura. Exemplo disso temos; Boizinho Precioso que vem tentando resgatar os nomes de grande importância nas noites de São João na Cidade de Tutóia. Juntos com parceiros da área privada, vem demonstrando força e fazendo valer o amor pela cultura, pela tradição.




O Tutoiense assistente pouco a pouco a desvalorização da nossa cultura, a mesma é a origem do povo , faz parte da sociedade, porém, o Poder público, não faz questão de ampliar e valorizar algo de tamanha importância. A cultura é vida, cultura é tradição, não  pode  morrer!

"Nada é mais incisivo como marcador da identidade de um povo do que a cultura em que este povo mesmo se define. Sem ela, tal identidade simplesmente desaparece, dissolve-se, deixando ali, como consequência, uma amorfa massa humana. Daí ser imperativo o reconhecimento, incentivo e preservação da cultura popular de forma que as gerações futuras sintam-se não só herdeiras, mas também valedoras de gigantesco e precioso tesouro".




3 comentários:

  1. Grande cultura. Tutoria hoje tá dominada pelo Boi-bumba e outras danças ridículas pra festa junina. isso é cultura do Maranhão ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somente no Maranhão, mais em todo o Nordeste.

      Excluir

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here