TUTÓIA-MA: Lançamento da Feirinha de Ecoturismo Cultural e Solidária (MEUS TERÉNS)


A Feirinha de Ecoturismo Cultural e Solidária (MEUS TERÉNS), terá seu lançamento oficial neste sábado dia 09 de junho de 2018, a partir das 16h00 na praça Getúlio Vargas no centro de Tutóia – MA. Será um evento permanente de junho a dezembro todos os sábados das 16h00 à 22h00.
A feirinha Meus Teréns, terá como atração principal a 1ª Mostra de Toadas de Bumba-meu-boi, além de vendas de produtos artesanais, comidas e bebidas típicas, vendas e trocas de livros, instrumentos musicais, Cds, Dvds, discos vinis entre outros produtos alternativos, bem como apresentações culturais (palco aberto para artistas em geral).

O evento tem como objetivos: Incentivar a concepção da Economia Solidária e do desenvolvimento sustentável a artesões e comerciantes de produtos artesanais, mestres de ofícios e de repasses de tradições culturais, colecionadores de obras de artes entre outros; Valorizar a cultura local, regional e nacional, com a descoberta de talentos, sensibilizando-os para a importância da criação e participação em eventos da economia solidária, propiciando aos envolvidos a compreensão do seu próprio valor; Construir um ambiente socialmente solidário, justo e sustentável; Incentivar a forma de organização da produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não no capital; Valorizar os princípios da autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.

Fundamentos: A Economia Solidária é definida como o "conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão." Compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

A Economia solidária, trata-se de uma forma de organização da produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital, caracterizada pela igualdade.

Assim a economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus princípios são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.



Realização: Coletivo ECUSOL - Ecoturismo Cultural e Solidário
Mais informações com Severino Santos
severinocultura@bol.com.br – (98) 98908-6469

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clínica FisioVida

Clínica FisioVida em parceria com o Poder Judiciário, participa da 3° Semana da valorização da Mulher

No evento a Fisioterapeuta Dra.  Rosário Ramos palestrou sobre a  Postura Corporal da Mulher  e a Psicóloga Dra. Isabella Rodrigues co...