Jejum intermitente é uma boa estratégia para perda de peso? //Blog Leandro Rocha

                 



                      JEJUM INTERMITENTE



A informação que deve ser transmitida a aqueles que desejam e precisam perder alguns quilos é a de que pular refeições, não só NÃO RESOLVE como faz com que, quando a fome bater forte, a ingestão de alimentos calóricos aconteça de maneira muitas vezes desmedida.


Mas já existe uma dieta cuja dinâmica se baseia em períodos extensos sem a ingestão de alimentos, algo entre 16 e 24 horas sem comer.  É o jejum intermitente (JI), ou intermittent fasting.


Existem diversos protocolos que são aplicados nos ESTUDOS EXPERIMENTAIS que avaliam os efeitos dessa dieta. Deve-se salientar que NÃO EXISTE HOMOGENEIDADE de protocolos para esse jejum, o que pode dificultar a comparação entre os estudos. 


Além disso, sabe-se que o café da manhã  (geralmente omitido no jejum intermitente) é a principal refeição , responsável pela ingestão de diversas vitaminas e minerais.


Realizar apenas uma refeição por dia exclui a possibilidade de colocar em prática dois principais pilares da nutrição: variedade e equilíbrio. As desvantagens de um período longo sem alimentação não são poucas - as queixas mais corriqueiras dos pacientes são fome em excesso, falta de energia, dor de cabeça, sensação de frio, constipação, falta de concentração  e mau humor. 


Além do mais, quando há redução no número de refeições dessa forma ocorrem modificações na composição corporal e em alguns fatores de risco de doenças cardiovasculares. Estudos apontam ainda para o aumento da pressão arterial, do colesterol total e do LDL-C, intolerância à glicose e prejuízos a células pancreáticas.


A restrição calórica - independente da estratégia utilizada - quando promove perda de peso, geralmente resulta em melhora da saúde metabólica, reduzindo o risco de doenças crônicas, como diabetes e câncer. Dessa forma,   OS EFEITOS BENÉFICOS NÃO PODEM SER ATRIBUÍDOS NECESSARIAMENTE AO JEJUM INTERMITENTE, E SIM À DA PERDA DE PESO PROPORCIONADA POR ELE! 


HEADLAND, M. et al. Weight-Loss Outcomes: A Systematic review and Meta-Analysis of Intermittent Energy Restriction Trials Lasting a Minimum of 6 Months. Nutrients, 2016. 

#FalaNutri #NutriComportamental #NutriVida #ClínicaFisioVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LAMENTÁVEL: Motociclista caiu em buraco em Rua no Bairro Lagoa Grande/Tutóia-MA

Na noite desse Sábado, 19 de Maio, Motocicleta cai em um buraco de mais de 2 metro de largura com 1,5 de profundidade.  A Rua que que...