MEIO AMBIENTE: Associação e Sindicato do Bom Gosto, reúne-se , para debater ações no objetivo de salvar as nascentes do Rio.





No último dia 18, quinta-feira, aconteceu no povoado Bom Gosto, uma reunião de grande importância para uma finalidade que envolve todos os Tutoienses. Trata-se da preservação  das nascentes do Rio Bom Gosto, que cada dia vem sofrendo  as consequências , pela ação do Homem.



O Sindicato dos Lavradores e Piscicultores, tendo como presidente ,Valter,  junto com o presidente do Sindicato dos Servidores,  Elivaldo Ramos e ainda , Contador Rodrigues, em união com toda a comunidade, vem juntando esforços, para que as nascentes do Rio sejam salva e que possamos usufruir desse bem com responsabilidade, tanto nós como as futuras gerações. O objetivo principal da reunião, foi estabelecer critérios para tomar decisões rápidas e com urgência, já que a ação da subestação  da  CAEMA  , irá dar início a captação da água, prejudicando muito mais a situação. A Associação quer, é que a CAEMA, cumpra com as normas legais na proteção do Rio, já que ele apresenta fragilidade e pode secar. O sindicato pede que a Companhia ajude de forma objetiva, com as normas Ambientais, para que o Rio não seque. Sendo assim, a Organização, já entrou em acordo com a empresa e  agora busca na prática o cumprimento das exigências, na qual o laudo técnico apresentou , ou seja, se as normas apresentada no laudo, não forem cumprido, não há possibilidade por pate da associação permitir a captação de água no Rio. 


A preocupação é grande,e o que está em pauta resume-se no salvamento desse bem tão precioso.

 Segundo o ludo técnico, o que precisa ser feito é; 
Primeiro: precisa fazer a preservação da Área, no que tange, o cercamento, plantio de mudadas adaptável ao clima e a conscientização dos moradores ao redores ;
Segundo:  fazer  que com o povo que utiliza a Área para roça, ou seja , o pequeno produtor que planta a maniva , o feijão, o milho  etc.procurar uma segunda alternativa juntamente com os órgão auxiliadores, no caso Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e outros, e formalizar uma  segunda opção para que essas famílias, continuem a produzir, mais sem agredir as nascentes.



As nascentes precisam de nós, assim como nós precisamos delas!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LAMENTÁVEL: Motociclista caiu em buraco em Rua no Bairro Lagoa Grande/Tutóia-MA

Na noite desse Sábado, 19 de Maio, Motocicleta cai em um buraco de mais de 2 metro de largura com 1,5 de profundidade.  A Rua que que...